Documentos Oficiais
  Certificados de Auditoria
  Catálogo Geral
  Calendário Letivo
  Diversos
  Estatuto UFSM
  Informativos DCF
  PDI - UFSM
  Planos Diretores
  Portaria nº 2.864
  PPCs
  Relatórios de Gestão
  REUNI
  SOS Português
  Administração
  Gabinete do Reitor
  Pró-Reitorias
  Órgãos Executivos
  Órgãos Suplementares
  Unidades Universitárias
  Cursos
  Graduação
  Pós-graduação
  Ensino Médio e Tecnol.
  Educação a Distância
  Especiais
  Base de Jornais
  Casa do Estudante
  Declaração de Bens
  Ex-Alunos
  Intercâmbio / Exchange
  Plano de Saúde
  Rádio UFSM ao Vivo
  Página Principal
  Editais
  Eventos
  Licitações
  Links
  Notícias
  Página Inicial
  Endereço Postal
  Avenida Roraima,
  nº 1000
  Cidade Universitária
  Bairro Camobi
  Santa Maria - RS
  97105-900
  Fone: (55) 3220 8000


Plano de Desenvolvimento Institucional


A Santa Maria que Queremos


NIT


Secretaria de Apoio Internacional


ead


fatec


Portal dos Universitários


fome zero


portal transparência


portal dos convênios




Abertas inscrições para autores e expositores na Feira do Livro de Santa Maria 2008

05/03/08   09:03:04

Já está aberto o período de inscrições para quem quiser lançar livros ou expor na Feira do Livro 2008, que começa no dia 3 de maio, na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria.

As primeiras reuniões acerca do evento já estão ocorrendo para definir questões como infra-estrutura e agenda. De acordo com Rosangela Recchia, da comissão organizadora, o objetivo desta edição é ampliar a área de estandes. Outra novidade é a programação especial de shows comemorativos aos 150 anos de Santa Maria. Na noite do dia 16, haverá uma serenata para a cidade até a virada da para o dia 17 de maio, data do aniversário do município. Além das novidades, o evento contará ainda com a tradicional praça de alimentação, caminhão do Sesi, Espaço Criança e centro de informação, que ficará na própria Praça.

A Feira dá 20% de desconto na venda dos livros. Os produtores independentes ainda oferecem um desconto que varia de 35% a 40%. Em 2007, foram vendidos mais de 35 mil exemplares nos 29 estandes do evento. Segundo a organização, cerca de 160 mil pessoas transitaram pela Praça nos dias do evento. A abertura oficial da Feira do Livro 2008 será às 10h do dia 3 de maio, seguindo com as atividades até o dia 18 de maio. O horário de visitação será das 13h às 21h durante a semana e aos domingos e das 10h às 21h aos sábados.

Os interessados em lançamentos ou exposição, devem entrar em contato, até o dia 31 de março, pelo telefone (55) 3221-9165 para locar estandes ou (55) 3218-1396 para agendar lançamentos.

PATRONOS

Os patronos da Feira do Livro 2008 já foram definidos pelas oito entidades responsáveis pelo evento: Prefeitura Municipal de Santa Maria, Centro Universitário Franciscano (Unifra, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), Câmara Santamariense do Livro, SESI e SESC. Cada entidade consultou seu público e chegaram em três nomes mais votados: José Bicca Larré, patrono da Feira do Livro; Selma Nanci Feltrin, patronesse da Feira do Livro Infantil; e João Belém, homenageado. “Cada um deles se destaca em uma determinada área, em Santa Maria. O Larré, por exemplo, é um dos jornalistas mais antigos em atividade na cidade, tendo um currículo respeitável como cidadão e escritor”, destaca o Secretário de Cultura, Humberto Gabbi Zanatta.

José Bicca Larré

José Bicca Larré, tem 78 anos e nasceu em Algrete. O jornalista começou na comunicação de há mais de sessenta anos, na “Gazeta de Alegrete”. Trabalhou em vários jornais do interior e da capital do Estado. Entre tantas obras, em 1995, publicou seu primeiro livro individual, de crônicas e contos, intitulado "Sereias e Lobisomens". Em 2002, publicou seu terceiro livro, sob o título "Tintim por tintim (Memórias de um jornalista)", cujo lançamento ocorreu na Feira do Livro de Santa Maria. Em 2003, publicou seu primeiro romance, intitulado "A Estrela Dalva", lançado na Feira do Livro de Porto Alegre. Larré também foi patrono da Feira do Livro de São Sepé, em 2005. O escritor também mantém uma coluna de fim de semana, no caderno “MIX”, do jornal “Diário de Santa Maria”.

Selma Nanci Feltrin

Selma é natural de Santa Maria. Professora licenciada em Letras Português-Inglês com respectivas Literaturas e Especialista em Redação. Atualmente atua como participante no Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial e Continuada e Alfabetização (GEPEFICA) — onde desenvolve atividades de Pesquisa e Extensão, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Também é revisora de texto acadêmico. Integra a Casa do Poeta de Santa Maria (CAPOSM) e é membro da Comissão Editorial. Selma tem participação em diversas Antologias da CAPOSM, também tendo como sua primeira publicação individual infanto-juvenil O Sapo Soberbo (2006). Depois escreveu "O Olho Amarelo Translúcido" (2007). Além disso, acumula diversos prêmios eataduais e nacionais de literatura, como o de Poesia Destaque, no II Concurso Nacional de Prosa e Verso, da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro, em 2004.

João da Silva Belém

João Belém, nasceu no dia 14 de março de 1874, em Porto Alegre. Fez seus primeiros estudos na cidade onde nasceu e logo ingressou na Escola Normal, onde lecionava. Foi poeta, dramaturgo, professor, jornalista e funcionário público. Em maio de 1900, veio para Santa Maria como funcionário dos escritórios da Compagnie Auxiliarie des Chemis de Fer au Brésil. Exerceu a função de Tesoureiro do município de Santa Maria, em 1902. Vinte anos depois, passou a ocupar o cargo de Secretário de Município e foi no exercício dessa função que se aposentou.Como jornalista, iniciou sua carreira na redação da Gazetinha, semanário literário surgido em 3 de maio de 1891. Atuou em vários jornais santa-marienses e é patrono da cadeira 28 da Academia Rio-Grandense de Letras. João Belém destacou-se também na área teatral: escreveu comédias, dramas, operetas e revistas. Entre inúmeras obras, sob o pseudônimo de Ofélia de Alencar, escreveu "Santa Maria Pitoresca". Mas a grande contribuição de João Belém que resgata grande parte da história de Santa Maria é a obra "História do Município de Santa Maria". João Belém morreu no dia 24 de junho de 1935.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura








Notícia elaborada pela Coordenadoria de Comunicação Social


Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Processamento de Dados
Página desenvolvida pela
Equipe Design/WWW 2001 - 2014