Documentos Oficiais
  Certificados de Auditoria
  Catálogo Geral
  Calendário Letivo
  Diversos
  Estatuto UFSM
  Informativos DCF
  PDI - UFSM
  Planos Diretores
  Portaria nº 2.864
  PPCs
  Relatórios de Gestão
  REUNI
  SOS Português
  Administração
  Gabinete do Reitor
  Pró-Reitorias
  Órgãos Executivos
  Órgãos Suplementares
  Unidades Universitárias
  Cursos
  Graduação
  Pós-graduação
  Ensino Médio e Tecnol.
  Educação a Distância
  Especiais
  Base de Jornais
  Casa do Estudante
  Declaração de Bens
  Ex-Alunos
  Intercâmbio / Exchange
  Plano de Saúde
  Rádio UFSM ao Vivo
  Página Principal
  Editais
  Eventos
  Licitações
  Links
  Notícias
  Página Inicial
  Endereço Postal
  Avenida Roraima,
  nº 1000
  Cidade Universitária
  Bairro Camobi
  Santa Maria - RS
  97105-900
  Fone: (55) 3220 8000


Plano de Desenvolvimento Institucional


A Santa Maria que Queremos


NIT


Secretaria de Apoio Internacional


ead


fatec


Portal dos Universitários


fome zero


portal transparência


portal dos convênios




UFSM divulga o listão de aprovados no Vestibular

21/01/11   20:01:42

Público presente aglomerava-se diante de cópias do listão para procurar nomes de parentes, amigos e conhecidos
O plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria foi na tarde desta sexta-feira (21) o alvo da atenção de todo a cidade e região, assim como de boa parte do Rio Grande do Sul e de outros interessados espalhados pelo país. O motivo de tanta expectativa desta vez não era nenhuma votação polêmica, nem tinha qualquer relação com o trabalho dos parlamentares. O que a população aguardava ansiosamente era a divulgação do listão de aprovados no Vestibular da UFSM.

Como tradicionalmente acontece, a Câmara foi o local escolhido para a cerimônia de divulgação do listão. As mesas às quais normalmente se sentam os vereadores desta vez estavam predominantemente ocupadas por jornalistas e radialistas dos meios de comunicação da cidade. Os profissionais das rádios, por exemplo, aguardavam apenas o sinal do reitor da UFSM, Felipe Müller, para iniciar a leitura dos 3.335 nomes que compõem a relação dos aprovados.

Entretanto, nenhum sentimento naquele momento se comparava com a angústia dos candidatos que fizeram questão de ir até o plenário, acompanhados de amigos, familiares e professores de cursinhos. Mas esta apreensão não se prolongou por muito tempo, pois os candidatos apenas tiveram de assistir a uma breve cerimônia (que durou só 6 minutos) para finalmente poder conferir se seus nomes estavam ou não no listão.

Quem abriu a cerimônia foi a presidente da Câmara, Sandra Rebelato, que deu os parabéns tanto à universidade quanto aos seus novos calouros.

“Mais uma vez, gostaríamos de parabenizar a instituição pela magnitude do concurso vestibular, que é reconhecido nacionalmente, projetando nosso município para além das fronteiras de nosso estado. Parabenizamos também, desde já, os aprovados, desejando sucesso a todos”, disse a vereadora.

O fato que o reitor mais destacou em sua manifestação é que a descentralização do concurso não prejudicou os candidatos de Santa Maria, pois 56% dos aprovados residem na cidade.

“Isso demonstra que a descentralização do vestibular não impede que os candidatos residentes em Santa Maria tenham a capacidade suficiente para ingressar na nossa instituição, principalmente pela qualidade inerente ao nosso sistema de ensino”, afirma Müller.

Esta edição do vestibular aconteceu de 5 a 7 de janeiro, tendo sido o primeiro na história da universidade a ocorrer de forma descentralizada, em 22 municípios-sede. Outra inovação importante é que pela primeira vez ele foi realizado em duas modalidades: única e seriada. Mas apesar destas transformações, a conquista da sonhada vaga em uma universidade pública continua sendo privilégio de uma minoria, como constata o reitor:

“Nós estamos muito felizes por poder anunciar essa lista dos nossos aprovados, mas também muito tristes por anunciar que somente estes candidatos foram aprovados. Nós ainda temos um percentual de mais de 80% das pessoas que buscam a nossa universidade ficando de fora. Estamos trabalhando para que este percentual diminua cada vez mais.”

Ao final de sua manifestação, para simbolizar a divulgação do listão à imprensa e à comunidade em geral, o reitor entregou uma cópia da lista ao diretor da Rádio Universidade 800 AM, Celso Franzen, que representava a Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM.

Também estava presente na solenidade a equipe da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), incluindo o seu presidente, Edgar Durante. Compareceram ainda outras autoridades da universidade e do município, como o vice-reitor Dalvan Reinert, o pró-reitor de Graduação, Orlando Fonseca, e o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer.

O listão está disponível na internet, no site da Coperves: www.ufsm.br/coperves.

Aprovados por cotas:

Ação Afirmativa A (para candidatos afro-brasileiros): 252

Ação Afirmativa B (para candidatos com necessidades especiais): 41

Ação Afirmativa C (para candidatos que estudaram em escola pública): 677

Ação Afirmativa D (para candidatos indígenas): 8

Sistema Universal: 2.357

Total de aprovados: 3.335

Vagas ociosas: 173








Notícia elaborada pela Coordenadoria de Comunicação Social


Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Processamento de Dados
Página desenvolvida pela
Equipe Design/WWW 2001 - 2014