UFSM divulga o listão de aprovados no Vestibular

21/01/11   20:01:42

Público presente aglomerava-se diante de cópias do listão para procurar nomes de parentes, amigos e conhecidos
O plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria foi na tarde desta sexta-feira (21) o alvo da atenção de todo a cidade e região, assim como de boa parte do Rio Grande do Sul e de outros interessados espalhados pelo país. O motivo de tanta expectativa desta vez não era nenhuma votação polêmica, nem tinha qualquer relação com o trabalho dos parlamentares. O que a população aguardava ansiosamente era a divulgação do listão de aprovados no Vestibular da UFSM.

Como tradicionalmente acontece, a Câmara foi o local escolhido para a cerimônia de divulgação do listão. As mesas às quais normalmente se sentam os vereadores desta vez estavam predominantemente ocupadas por jornalistas e radialistas dos meios de comunicação da cidade. Os profissionais das rádios, por exemplo, aguardavam apenas o sinal do reitor da UFSM, Felipe Müller, para iniciar a leitura dos 3.335 nomes que compõem a relação dos aprovados.

Entretanto, nenhum sentimento naquele momento se comparava com a angústia dos candidatos que fizeram questão de ir até o plenário, acompanhados de amigos, familiares e professores de cursinhos. Mas esta apreensão não se prolongou por muito tempo, pois os candidatos apenas tiveram de assistir a uma breve cerimônia (que durou só 6 minutos) para finalmente poder conferir se seus nomes estavam ou não no listão.

Quem abriu a cerimônia foi a presidente da Câmara, Sandra Rebelato, que deu os parabéns tanto à universidade quanto aos seus novos calouros.

“Mais uma vez, gostaríamos de parabenizar a instituição pela magnitude do concurso vestibular, que é reconhecido nacionalmente, projetando nosso município para além das fronteiras de nosso estado. Parabenizamos também, desde já, os aprovados, desejando sucesso a todos”, disse a vereadora.

O fato que o reitor mais destacou em sua manifestação é que a descentralização do concurso não prejudicou os candidatos de Santa Maria, pois 56% dos aprovados residem na cidade.

“Isso demonstra que a descentralização do vestibular não impede que os candidatos residentes em Santa Maria tenham a capacidade suficiente para ingressar na nossa instituição, principalmente pela qualidade inerente ao nosso sistema de ensino”, afirma Müller.

Esta edição do vestibular aconteceu de 5 a 7 de janeiro, tendo sido o primeiro na história da universidade a ocorrer de forma descentralizada, em 22 municípios-sede. Outra inovação importante é que pela primeira vez ele foi realizado em duas modalidades: única e seriada. Mas apesar destas transformações, a conquista da sonhada vaga em uma universidade pública continua sendo privilégio de uma minoria, como constata o reitor:

“Nós estamos muito felizes por poder anunciar essa lista dos nossos aprovados, mas também muito tristes por anunciar que somente estes candidatos foram aprovados. Nós ainda temos um percentual de mais de 80% das pessoas que buscam a nossa universidade ficando de fora. Estamos trabalhando para que este percentual diminua cada vez mais.”

Ao final de sua manifestação, para simbolizar a divulgação do listão à imprensa e à comunidade em geral, o reitor entregou uma cópia da lista ao diretor da Rádio Universidade 800 AM, Celso Franzen, que representava a Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM.

Também estava presente na solenidade a equipe da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), incluindo o seu presidente, Edgar Durante. Compareceram ainda outras autoridades da universidade e do município, como o vice-reitor Dalvan Reinert, o pró-reitor de Graduação, Orlando Fonseca, e o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer.

O listão está disponível na internet, no site da Coperves: www.ufsm.br/coperves.

Aprovados por cotas:

Ação Afirmativa A (para candidatos afro-brasileiros): 252